Finalistas da Olimpíada Brasileira de Física

olimpiada-fisica

O aluno Matheus Leão está entre os 17 alunos classificados para a fase final da Olimpíada Brasileira de Física e, se aprovado, participará da competição internacional. Ele é o único representante do Estado do Piauí e, atualmente, cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Educandário Santa Maria Goretti.

Matheus participa da OBF (Olimpíada Brasileira de Física) desde 2010, quando ainda fazia o 9º ano do Ensino Fundamental. Desde então tem se dedicado intensamente para chegar à competição em nível internacional.

A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que recebe o apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e seus objetivos são despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes os aproximando da universidade, além de identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para a OIF (Olimpíada Internacional de Física) e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Caso seja classificado para a OIF, esta não será a sua primeira viagem internacional, pois Matheus é bolsista do Instituto Goethe, uma instituição de ensino da língua alemã para alunos brasileiros e que todo ano promove uma viagem para Alemanha.

O coordenador de Física do ESMG, Frankhiélio Lopes, disse que, de todos os alunos do Educandário que já participaram da OBF, Matheus foi o que chegou mais longe. Ele ainda destaca o papel da escola em uma competição desse nível: “nós oferecemos aos alunos participantes uma jornada de aula e de atividades extraclasse, com um nível de questões mais elevado do que os vistos em sala de aula”.

Selo300

Admissão 2022

Já está disponível edital de admissão para novos alunos no Educandário.