A Educação Infantil é o momento inicial da Educação Básica, que se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, conhecer seus interesses e principalmente suas necessidades. Assim, as ações de cuidar e educar assumem uma postura pedagógica que permeia todas as atividades realizadas, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança, com base em concepções que respeitem a diversidade, o contexto e a realidade da infância.

A Educação Infantil do Educandário Santa Maria Goretti tem como objetivo maior promover harmonicamente o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social das crianças atendidas, numa ação conjunta com a família e a comunidade, em um ambiente onde imperam a afetividade e o zelo. Para tanto, O Educandário garante condições adequadas ao aluno para que seu bem-estar seja assegurado e para que ele seja constantemente estimulado a desenvolver suas habilidades, num processo contínuo de ampliação de suas experiências.

Assim, o Educandário Santa Maria Goretti orienta os trabalhos realizados na Educação Infantil de acordo com as propostas pedagógicas modernas, que sugerem o binômio ‘educar e cuidar’ como cerne da atividade docente nessa etapa.

O ato de cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes e a constituição do ser não ocorrem em pouco tempo nem de maneira compartimentada, pois isso significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. Nesse processo, a Educação Infantil poderá proporcionar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Os objetivos propostos são alcançados a partir da organização de rotinas, que englobam as ações a serem desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e oferecem o equilíbrio entre as atividades dirigidas, as brincadeiras, a higiene e a alimentação, contemplando, dessa forma, o educar e o cuidar.

A Educação Infantil deve ser vista e concebida como ambiente de socialização diferente do familiar, funcionando com base na tríade pais-educadores-crianças. O bom relacionamento entre esses três personagens é fundamental durante o processo de inserção da criança na vida escolar, além de representar a ação conjunta rumo à consolidação de uma pedagogia voltada para a infância.

São utilizados recursos artísticos, como a combinação de cores, e a dramatização de histórias infantis, música e numerosos materiais pedagógicos de apoio, tais como livros didáticos, filmes, jornais, material dourado, blocos lógicos, ábaco, massa de modelar, entre outros, a fim de desenvolver as linguagens oral, verbal e visual, bem como o raciocínio lógico e a coordenação motora do pequeno cidadão em formação.

Conheça nossa Estrutura

 Horário das Aulas:


Manhã: 07h30min às 11h40min
Tarde: 13h30min às 17h40min

 

  Atividades Extras:


Judô
Ballet

 

  localização


Anexo II
Rua Sete de Setembro, 653.
Centro – Teresina (PI)

 

Menu