Semana da Língua Alemã no Brasil – 2019

O ESMG em parceria com o Instituto Goethe realizou a 4ª edição da Semana da Língua Alemã no Brasil de 05 a 14 de abril de 2019.

355 0

O Educandário Santa Maria Goretti, em parceria com o Instituto Goethe, realizou a 4ª edição da Semana da Língua Alemã no Brasil, de 05 a 14 de abril de 2019, por meio de uma iniciativa das embaixadas da Alemanha, Áustria e Suíça. A 4ª Semana da Língua Alemã no ESMG contou com uma programação diversificada e interativa de atividades, incentivando a prática e a compreensão do idioma alemão, através de palestra, exposição, teatro e música.

Na abertura do evento, foi realizada uma palestra da intercambista Hannah Maidorn, que compartilhou com os alunos do curso de alemão um pouco de suas experiências de vida na Alemanha, sua família, vida escolar e aspectos culturais germânicos, além de contar sobre sua participação no programa internacional Kulturweit, coordenado pela Comissão Alemã da UNESCO.

 Durante a Semana da Língua Alemã no ESMG, aconteceu uma exposição sobre a evolução da música alemã e seus principais compositores. Por meio dessa exposição, os alunos conheceram um pouco mais sobre os músicos eruditos da Alemanha, como Bach, Beethoven,

 Mozart, Wagner; grandes cantores, como Freddy Quinn, Udo Lindenberg e Herbert Grönemeyer; bandas de rock, como Rammstein e Tokio Hotel, e artistas do pop, como Lena Meyer-Landrut, Andreas Bourani e Mark Forster.

 

            Como parte dessa programação especial, os alunos da turma A1.1 do curso de alemão apresentaram a peça “Bibi und Tina”, narrada pela intercambista Hannah Maidorn. A peça conta a história da bruxinha Bibi e sua melhor amiga Tina, que vivem numa fazenda e gostam muito de cuidar de cavalos.

            Na cerimônia de encerramento da 4ª Semana da Língua Alemã, os alunos do curso de alemão do ESMG fizeram uma apresentação de coral do hino alemão e do hino brasileiro, além de cantarem a música Ave Maria, de Schubert, com acompanhamento de piano pela aluna Catarina de Brito, seguida de uma apresentação de piano das alunas Mirela Rodrigues e Lívia Nunes.

            Na sequência do evento, a intercambista Hannah falou um pouco sobre o projeto Kulturweit, em seguida, as alunas Mariana Salha e Yasmin Melo comentaram sobre suas experiências de intercâmbio na Alemanha e, por fim, foram apresentados os dois novos bolsistas do projeto JUKU, que farão intercâmbio na Alemanha, os alunos Erick Diogo e Manuela Trentini. Ao final do evento, aconteceu a solenidade da entrega dos certificados A1, A2 e B1 de proficiência em alemão emitidos pelo Instituto Goethe.

Tags: