Desvendado “O Mistério da Casa Verde”

Os alunos do 7º ano EF, num ambiente favorável à oportuna troca entre pessoas que se interrogam, desvendaram esse mistério. Como? Lendo!

568 0

Todo mistério é intrigante, mas o ato de ler cumpre sempre a vez de desfazer enigmas e descortinar o enleio do desconhecido.

E O Mistério da Casa Verde? Os alunos do 7º ano EF, num ambiente favorável à oportuna troca entre pessoas que se interrogam, desvendaram esse mistério. Como? Lendo!

Motivados pela leitura de “O Mistério da Casa Verde”, de Moacyr Scliar, cada equipe ultrapassou o limite da experiência didática ao desenvolver trabalhos em maquetes, cartazes, desenhos, HQs e vídeos; além da prática de oralidade.

Isso no espaço da sala de aula, já no auditório, ocorreu a reapresentação: um cotejo entre as turmas, (não com o propósito único de comparar), mas para demonstrar ideias de elaboração tão ricas e diversas para um mesmo capítulo.

O resultado de tamanho empenho literário foi a materialização da visão que cada aluno teve sobre cada capítulo lido, reafirmando o caráter pluriinterpretativo que tem a literatura.

Ademais, durante a reapresentação, os alunos mostraram, com destreza, o pleno domínio do enredo narrativo, graças à total imersão literária da narrativa scliariana, o que promoveu, também, a descoberta do universo machadiano, em razão do diálogo que Scliar estabelece com a insanidade de Bacamarte e sua Casa Verde, e sua reputação ao longo dos tempos, “palco do mistério”, como diz o título do livro, mistério esse desvendado por meio da Literatura.

(Coordenadora Socorro Santos)

Tags: